artigos02-01.png

Ambidata Group

25/08/2022

#certificacao #qualidade #sgq #9001:2015 #qms #qmsitech #gestao #software #managing

Gestão do Risco
- Artigo Técnico

Entende-se como Gestão do Risco, o conjunto de atividades coordenadas para dirigir e controlar uma organização no que respeita ao risco ou efeito da incerteza, na execução dos objetivos definidos por uma organização.

Apesar de a definição formal da gestão de risco reportar para a dualidade dos efeitos do risco (sejam negativos ou positivos), no dia-a-dia, a preocupação mais usual é a de evitar ou minimizar as potenciais consequências negativas. Porém, os riscos podem ser encarados como oportunidades quando surgem situações, conjunturas ou circunstâncias que se tornam favoráveis para uma organização.

Gestão de Riscos segundo a ISO 9001:2015

Os riscos e as oportunidades associados aos resultados pretendidos do Sistema de Gestão da Qualidade são os que influenciam a capacidade de fornecer produtos e serviços conformes e o aumento da satisfação de Cliente.

Os riscos e oportunidades a serem determinados e tratados são os que:

a) Podem afetar a capacidade de atingir os resultados pretendidos pelo Sistema de Gestão da Qualidade;

b) Potenciam efeitos desejáveis;

c) Têm potencial de causar efeitos indesejados, devendo ser prevenidos ou reduzidos;

d) Permitem obter melhorias;

Resultados Pretendidos

- Priorizar as atividades e os processos do sistema de gestão da qualidade de acordo com o seu impacto potencial nos resultados pretendidos e aproveitar as oportunidades que se vão apresentando para as organizações.

- Segundo a 9001:2015, é requerido que a organização determine os Riscos e Oportunidades considerando a informação resultante da análise da organização, do seu contexto, das necessidades e expetativas das partes interessadas.

- A Norma não refere a necessidade da organização desenvolver métodos formais de gestão de risco ou de um processos documentado para a gestão de risco.

Os softwares da Ambidata® possuem uma área específica para a Gestão de Risco (QMS - Quality Management System), sendo o sistema dinâmico e capaz de potenciar a melhoria contínua da organização.

Principais Funcionalidades

• Definição da Matriz de Avaliação de Risco

• Definição da Matriz de Oportunidades

• Classificação Qualitativa do Nível de Risco e Oportunidades

• Identificação do risco

• Análise do risco

• Avaliação do risco

• Tratamento do risco

• Preparação e implementação dos planos de tratamento de risco

• Monitorização e Revisão

Artigo Tecnico_Gestão de Risco (1).jpg
Ativo 1.png

Produto do Ano

by Ambidata